Uma linha de vida móvel,ou LVM para simplificar, é um equipamento de proteção projetado para prevenção de acidentes em altura, usado principalmente em atividades com risco de queda sobre equipamentos e veículos.
Bom, essa é a resposta simples, mas o quanto ela te ajuda de verdade?
Nesse texto, você vai entender exatamente o que é essa solução, quais seus benefícios, recomendações de uso e implantação. Vamos te ajudar a avaliar se essa é a melhor solução para sua operação e claro, como implantar uma delas corretamente e em conformidade com todas as regulamentações vigentes.
SISTEMA DE ANCORAGEM TRANSPORTÁVEL
A NR 35 estabelece o termo SPIQ, “Sistema de Proteção Individual Contra Queda”, esse termo é entendido como um conjunto de equipamentos e medidas destinados a eliminar o risco de queda ou minimizar as consequências da mesma. O sistema de ancoragem, o cinturão de segurança e o elemento de conexão que faz ligação entre o cinturão vestido pelo trabalhador e os pontos de ancoragem oferecidos pelo sistema, são partes integrantes do SPIQ.
Entendido isso, podemos dar uma resposta mais completa, para a nossa pergunta:
A Linha de Vida Móvel é um sistema de ancoragem com função de retenção de queda para uso simultâneo de até 4 trabalhadores, oferecendo uma estrutura autônoma com mobilidade facilitada. Esse último adendo é muito importante para entendermos porque as LVMs são soluções tão especiais.
ESTRUTURA AUTÔNOMA
Se você trabalha ou já trabalhou com atividades em altura, sabe que o maior desafio na implantação de soluções é ter à sua disposição estruturas adequadas e capazes de resistir às cargas exigidas e previstas por norma para instalação de sistema de ancoragem e equipamentos para prevenção de quedas.
O anexo II da NR 35 diz também que “a estrutura integrante de um sistema de ancoragem deve ser capaz de resistir à força máxima aplicável”.
Considerando que a NR 35 é uma norma jovem ainda - sua primeira versão entrou em vigência somente em 2012 - é razoável que prédios, galpões e coberturas na maioria das unidades industriais do país não tenham sido construídos considerando os esforços demandados por equipamentos para retenção de queda.
Então qual seria a solução? Reformar essas estruturas? Reforçar elas? Erguer novas construções para substituir as antigas?
Todas essas opções exigem grandes investimentos e são muito disruptivas às atividades da empresa - a consequência disso é que surge uma grande dificuldade dos responsáveis em implementar soluções adequadas e efetivas para prevenção de quedas, e quando ocorrem, esses processos acabam levam anos para serem encaixados no orçamento e verem a luz do dia. Naturalmente, quanto maior a demora na resolução, maiores as chances de ocorrer um acidente e termos que lidar com suas potencialmente catastróficas consequências..
Para essas situações que a estrutura autônoma das LVMs foi pensada.
Você não precisa depender da viabilidade estrutural de qualquer prédio para utilizar o sistema - isso significa mais autonomia e agilidade para implantação da solução. Nem mesmo o piso é motivo de preocupação, a construção do equipamento distribui a carga de forma muito eficiente - se o pavimento suportar a passagem de um automóvel leve, ele vai suportar o uso do equipamento com tranquilidade.
As Linhas de Vida Móveis da Maqsafety são projetadas de forma que sua própria estrutura seja suficiente para suportar o esforço da interrupção da queda de um trabalhador de forma segura, conforme exigido no Anexo II da NR 35, no trecho mencionado acima e nas normas técnicas adequadas.
MOBILIDADE FACILITADA
O dicionário define mobilidade como “possibilidade de ir para outro lugar rapidamente”, e é exatamente o que a Linha de Vida Móvel é capaz. Sem precisar desmontar e sem exigir um veículo de apoio como empilhadeira ou caminhão para transporte.
As LVMs modelo Pórtico da MAQSAFETY são apoiadas por rodízios com travas e podem ser movidas de um local de trabalho para outro com o simples desengate das travas, aliado a isso, sua construção eficiente tornam elas tão leves que duas pessoas podem facilmente e sem riscos ergonômicos empurrar a estrutura inteira até um novo local de trabalho.
Isso permite que o equipamento seja retirado do local ao fim da atividade, de forma que não crie obstáculos para a operação usual do setor. Assim, o sistema inteiro pode ser guardado em um local abrigado de intempéries, o que significam uma vida útil maior e menores custos de manutenção, para a linha de vida e o trava quedas montado nela;
Por fim, mas não menos importante, essa facilidade de movimentação, permite que a mesma LVM possa atender múltiplas demandas, ou seja, o investimento em só um sistema resolve muito mais do que só um problema.
NORMAS APLICÁVEIS
O projeto, fabricação e o controle de qualidade das LVMs da MAQSAFETY todos possuem responsabilidade técnica documentada, atendendo e superando as exigências normativas.
Todos os modelos de LVM atendem às seguintes normas:
INSPEÇÃO E CERTIFICAÇÃO
Sendo um sistema de ancoragem e um dispositivo de ancoragem tipo D, segundo a ABNT NBR 16325-1:2014, o equipamento deve passar por inspeção periódica pelo menos uma vez a cada 12 meses.
O projeto das LVMs da MAQSAFETY foi feito de forma que simplifique o procedimento de inspeção e manutenção - permitindo maior facilidade e custo benefício no reparo e na troca de peças, caso seja necessário.
APLICAÇÃO IDEAL
As principais aplicações para linhas de vida móveis são locais onde:
Bons exemplos dessas situações são:
MODELOS DISPONÍVEIS
A MAQSAFETY trabalha hoje com três modelos de prateleira, ou seja, sistemas de pré-engenharia com dimensões fixas e custo reduzido.
A Linha de Vida Móvel tipo Pórtico Cavalete é oferecida com duas alturas, 5,0 e 7,0 metros.
Possui um trilho de 3,5 metros em perfil de aço, onde podem ser montados até quatro troles, um para cada usuário simultâneo. O trilho se posiciona perpendicularmente ao local de trabalho, apoiado em quatro pernas com rodízios que devem ser travados antes do início da operação. A escada construída em uma das pernas, é dimensionada de acordo com anexo III da nova NR 35, e pode ser usada como ancoragem.
A construção desta LVM tipo Pórtico Cavalete traz a maior eficiência de distribuição e descarga de esforço, garantindo um equipamento leve, de alto desempenho e com um custo muito em conta. O sistema pode ser empurrado facilmente por duas pessoas pela extensão do veículo/local de trabalho ou movido para outra atividade.
A Linha de Vida Móvel tipo Pórtico Paralelo é construída com 6,0 metros de altura e um trilho de 6,0 metros em perfil de aço fixado em braços de 2,0 metros, dessa forma a linha de ancoragem fica projetada paralelamente sobre veículo/local de trabalho e posicionada na linha central do mesmo. O trilho suporta até quatro troles, um para cada usuário simultâneo. O sistema é suportado por quatro rodízios com travas, que devem ser ativadas antes do início da operação.
A LVM tipo Pórtico Paralelo é construída para ser capaz de suportar os esforços demandados por um sistema de ancoragem do seu tipo enquanto traz o benefício de cobrir o comprimento inteiro do veículo/local de trabalho sem necessidade de deslocamento, e ao mesmo tempo, sem abrir mão da versatilidade, leveza e mobilidade características de uma Linha de Vida Móvel: somente duas pessoas são necessárias para manobrar e deslocar o equipamento inteiro de um local para outro.
Se a sua operação é parecida com as condições que conversamos acima e você quer conhecer a solução, ou se você ainda tem dúvida sobre o equipamento e se ele pode atender a sua demanda: procure nossa equipe, estamos aqui para te ajudar a escolher a solução perfeita para resolver seu problema.
Ainda tem dúvidas sobre o linhas de vida móveis ou outros equipamentos comercializados pela empresa? Entre em contato conosco agora mesmo!
Inscrição Concluída!
Desculpe, houve um erro ao enviar seu cadastro.
Tente novamente mais tarde.
Todos os direitos reservados | Maqtruck
(21) 3012-2798
(21) 97174-8899
comercial@maqtruck.com
Av. Paris, 423 - Bonsucesso, Rio de Janeiro - RJ CEP 21041-020
Todos os direitos reservados | Maqtruck
Todos os direitos reservados | Maqsafety